Jogo Sujo

Tremembé: uma análise da produção, relatos e controvérsias envolvendo o presídio dos famosos

Na série Tremembé, lançada recentemente, o protagonista interpreta um jornalista e ex-prefeito que propõe entrevistar outros detentos com o objetivo de escrever um livro. A obra, intitulada Diário de Tremembé – O Presídio dos Famosos, de fato foi publicada, mas sua venda foi proibida pela Justiça de São Paulo em 2019.

O livro baseia-se em relatos e relatos de interações do autor com outros detentos durante sua passagem pela P2 de Tremembé, uma unidade penitenciária conhecida por abrigar criminosos notórios. Segundo decisão da juíza Sueli Zeraik de Oliveira Armani, publicada em agosto de 2019, a venda do livro foi proibida e o autor precisou ser transferido para outro presídio.

A obra descreve encontros com presos famosos, como Alexandre Nardoni, Cristian Cravinhos, Lindemberg Alves, Gil Rugai, entre outros. A narrativa indica que o material apresenta relatos inéditos sobre crimes midiáticos cometidos por esses detentos.

Na época de seu lançamento, em 2018, o livro, com 360 páginas, foi comercializado por R$ 59,90. A juíza destacou que o diretor da unidade prisional na ocasião afirmou que o conteúdo da obra estaria causando comoção entre os presos, o que poderia prejudicar o ambiente interno da prisão.

Ela também ressaltou que nem todos os detentos mencionados no livro teriam autorizado a produção da obra, e que algumas conversas podem ter sido deturpadas ou alteradas. Segundo ela, apenas três detentos teriam dado autorização formal, e dois deles alegaram que o relato de Filló não foi fiel, contendo informações ou fatos que não refletiam a realidade.

Como exemplo de possível distorção, a juíza apontou que Filló acusara o ex-médico Roger Abdelmassih de fingir uma saúde debilitada para obter regime domiciliar, alegação que não foi comprovada. No livro, o gastroenterologista Carlos Sussumu afirma ter ajudado Abdelmassih a enganar os médicos para conseguir prisão domiciliar, narrativa que também aparece na série. Em 2019, por suspeita de fraude, Abdelmassih teve seu benefício suspenso e foi transferido para o Hospital Penitenciário de São Paulo.

A série Tremembé possui cinco episódios e é inspirada nas obras Suzane: Assassina e Manipuladora e Elize Matsunaga: A Mulher que Esquartejou o Marido, do jornalista Ullisses Campbell. Ela retrata o dia a dia na prisão que abriga celebridades, com foco, sobretudo, no triângulo amoroso entre Elize Matsunaga, Suzane von Richthofen e Sandrão.

A atriz Marina Ruy Barbosa, protagonista e produtora associada, explica que a produção se baseia nos livros de Ullisses Campbell e que a equipe de direção quis dar um tom específico à série. Segundo ela, o objetivo não é questionar decisões judiciais, mas explorar o que ocorre após decisões dessa natureza, oferecendo um estudo psicológico da convivência dessas pessoas no mesmo espaço e tempo.

Redação

Comentar