Jogo Sujo

Eleições Legislativas na Argentina Encerram com Expectativa de Resultados e Impacto Político

A votação para as eleições legislativas de meio de mandato na Argentina terminou às 18h deste domingo, 26, após iniciar às 8h. A novidade desse pleito foi a introdução de uma nova cédula única de papel, substituindo o sistema anterior em que os eleitores levavam para a urna cédulas de papel do partido e do candidato preferidos.

As notícias que importam para você estão disponíveis, e você pode acompanhar as principais atualizações do país.

Segundo a Justiça Nacional Eleitoral, os resultados parciais devem ser divulgados a partir das 21h de hoje. Esses resultados serão apresentados por província, com atualizações contínuas à medida que novas urnas forem abertas e os votos contabilizados.

Esse pleito também serve como um teste de prestígio para o presidente argentino, Javier Milei, que enfrenta escândalos de corrupção e tem promovido reformas radicais na economia, contando com ajuda dos Estados Unidos para tentar estabilizar o mercado cambial.

No mês passado, o partido do presidente, “A Liberdade Avança”, sofreu uma derrota significativa na eleição legislativa da província de Buenos Aires, a mais populosa do país, ao perder para a oposição peronista. Essa derrota levou investidores a refugiar-se no dólar, com a moeda americana ganhando força em relação ao peso argentino.

Na última quarta-feira, dia 22, o chanceler Gerardo Werthein anunciou sua renúncia, prevista para ser efetivada nesta segunda-feira, 27, momento em que pode ocorrer uma reforma no gabinete de Milei. Werthein havia assumido o cargo em outubro de 2024 e enfrentava críticas devido à sua atuação recente, especialmente após a reunião com o então presidente norte-americano Donald Trump.

A reunião, originalmente planejada para o Salão Oval da Casa Branca, foi reduzida a um almoço, durante o qual Trump afirmou que uma ajuda financeira à Argentina estaria condicionada à vitória de Milei nas eleições de hoje.

fonte: Agência Estado

Redação

Comentar