Jogo Sujo

Justiça bloqueia R$ 1,1 milhão de ex-fiscais municipais da Saúde do Rio

UPA Engenho de Dentro

A Justiça do Rio de Janeiro determinou o bloqueio do valor de R$ 1,1 milhão das contas de três ex-fiscais da Secretaria municipal de Saúde durante a gestão do prefeito Eduardo Paes. João Berchmans de Araújo, João Carlos dos Santos e Sérgio Ricardo Seixas de Sá exerciam o cargo de fiscais de contratos no de 2015 na gestão de Paes.

D acordo com a a acusação do Ministério Público, eles cobravam propinas para direcionar os contratos da Pasta com a Cruz Vermelha Brasileira do Rio Grande do Sul,  responsável pela gestão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro do Engenho de Dentro, na Zona Norte carioca.

O MP chegou a denunciar 22 pessoas acusadas de desvio de recursos públicos em contratos firmados com a Cruz Vermelha em 2018, no âmbito da Operação Calvário. Na época, foram 22 pessoas foram denunciadas por desvio de recursos públicos.

Daniel Gomes da Silva foi apontado como mentor do esquema e controlador da Cruz Vermelha, Ele uma delação premiada e apontou a corrupção dos fiscais da Secretaria, Além disso, confessou que fechou contratos superfaturados com uma empresa de alimentação ligada ao ex-fiscal Sérgio Ricardo de Sá. Os pagamentos foram efetuados entre setembro de 2015 e dezembro de 2018.

A Prefeitura do Rio de Janeiro informou à imprensa que exonerou os três fiscais investigados.

 

 

Redação

Comentar