Jogo Sujo

Polícia Federal investiga desvio de dinheiro no departamento jurídico do Cruzeiro

Fabiano Oliveira Costa, diretor jurídico do Cruzeiro

Segundo reportagem de TV, diretor jurídico Fabiano Oliveira é suspeito de lesar o clube através de pagamento de serviços de advocacia

Uma reportagem veiculada no programa Esporte Espetacular, da TV Globo, feita com base em relatórios da Polícia Federal, aponta indícios de desvio de dinheiro envolvendo o diretor jurídico do Cruzeiro, Fabiano Oliveira Costa, e o advogado e conselheiro Ildeu da Cunha Pereira Sobrinho. Fabiano teria usado o escritório de Ildeu, que presta serviço para o Cruzeiro, para receber de volta recursos pagos pelo clube. A suspeita sobre as irregularidades surgiram no âmbito das operações Capitu e Escobar. Ildeu da Cunha chegou a ser detido por envolvimento em esquema de vazamentos de operações da PF. 

Em nota à imprensa, Fabiano Oliveira Costa negou a existência do esquema. “Informo que prestei todos os questionamentos que me foram feitos pela jornalista, entre eles, o de que NUNCA contratei os serviços profissionais do advogado Ildeu da Cunha Pereira e sequer presenciei referidas contratações”, diz o comunicado.

Porém, relatórios enviados ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) apontam que Ildeu “utilizava mecanismos de ocultação” para repassar valores recebidos pelo Cruzeiro a “beneficiários”. Um dos favorecidos seria Fabiano de Oliveira Costa. O nome de Fabiano aparece na contabilidade do escritório de Ildeu como beneficiário de transações que passam de R$ 300 mil no período de um ano. Segundo a PF, a irregularidade era feita da seguinte maneira: Ildeu emitia notas ficais ao Cruzeiro por serviços de advocacia. Quando o clube o pagava, parte do valor voltava para Fabiano. Diálogos interceptados pela PF, com autorização judicial, confirmariam o esquema. Em uma transferência bancária o valor de R$ 39.900 foi repassado para Laryssa Kar Zan Cunha Pereira, esposa de Ildeu. No campo de observação do comprovante, consta a palavra “Fabiano”.

Redação

4 Comentários