Jogo Sujo

Prisões por corrupção chegam ao menor nível no país em 14 anos

A quantidade de prisões por corrupção chegou ao menor nível no Brasil desde 2008. Nos primeiros nove meses de 2021, o total de encarceramentos por essa causa caiu 44% no país em relação ao mesmo período de 2020. Os dados foram divulgados pela agência Fiquem Sabendo,  especializada em acesso a informações públicas. Os números foram obtidos junto à Coordenação de Repressão à Corrupção (CRC), um órgão da Polícia Federal que investiga crimes como corrupção, crimes de licitação.organização criminosa, peculato e tráfico de influência.

O levantamento considera todas as prisões – preventivas, temporárias e flagrantes – feitas a partir de inquéritos conduzidos pela CRC desde 2008. O relatório revelou que apenas 143 prisões por corrupção foram realizadas no ano passado (2021).

Entre janeiro e setembro de 2021, ocorreram 143 prisões por corrupção, o que significa uma redução de 44% em comparação ao mesmo período de 2020. De todo esse período de 13 anos, 2018 foi o ano com mais detenções: 422 ao todo.

A Coordenação de Repressão à Corrupção (CRC) da PF tem competência para investigar tais crimes. Além disso, está sob seu guarda-chuva o Serviço de Inquéritos Especiais, um dos setores mais sensíveis da corporação, que cuida de investigações contra parlamentares e autoridades com foro no Supremo Tribunal Federal (STF) e no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

 

Redação

Comentar