Jogo Sujo

Propina no DER-DF: mais um suspeito é preso pela Operação Trânsito Livre

Operação Trânsito Livre

Servidor acessava dados de condutores multados e os repassava para os comparsas. Motoristas pagavam até R$ 1,5 mil para se livrarem das infrações e terem de volta a CNH

Mais uma pessoa foi presa no início desta semana durante a terceira fase da Operação Trânsito Livre, que investiga um esquema de corrupção no Departamento de Estradas e Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) e já havia cumprido três mandados de prisão preventiva, incluindo um servidor do órgão, no dia 28 de agosto. Ao todo, quatro pessoas foram detidas durante as três fases da investigação.

De acordo com o  Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), o acusado preso no âmbito da mais recente fase da operação, em vez de inserir a infração no sistema, entregava a primeira via da autuação para os demais integrantes do grupo criminoso. Ele acessava os sistemas do DER e fornecia os números telefônicos dos condutores aos comparsas para que pudessem abordar os infratores e pedir propina para que a infração não fosse inserida no sistema. Os motoristas aceitavam pagar até R$ 1,5 mil para os investigados.

As investigações continuam para descobrir se há outros servidores e localizar condutores envolvidos no esquema. O grupo também prometia devolver a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) apreendida durante a blitz.

No dia 23 de setembro, além de prender o quarto integrante do suposto grupo criminoso, o MP fez buscas no 3º Distrito Rodoviário do DER, em Samambaia, onde o servidor trabalhava, e na casa dele, em Águas Claras.

Fonte: Correio Braziliense e G1

Redação

6 Comentários