Jogo Sujo

“Rei Arthur” flagrado no luxo em Miami

Empresário foragido da Justiça brasileira foi visto pelo Fantástico levando uma vida de luxo nos EUA

Acusado de atuar em licitações fraudadas e pagar propinas na gestão do ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral, o empresário Arthur Soares, conhecido como “Rei Arthur”,  foi localizado nos Estados Unidos pela reportagem do programa Fantástico, da TV Globo. Ele era dono do grupo Facility, um dos principais prestadores de serviços terceirizados do estado fluminense em áreas como limpeza, segurança, alimentação e saúde. Desde 2017 existe uma ordem de prisão contra Arthur, que também está na lista de procurados da Interpol. Apesar de ser alvo de pedido de extradição feito pelo Ministério Público Federal (MPF) às autoridades norte-americanas, o governo dos EUA não atendeu ao pedido do Brasil.

Segundo a reportagem do Fantástico, que o flagrou praticando corrida e passeando a pé e de carro pelas ruas de Miami, o empresário leva uma vida com hábitos de luxo. Atualmente, mora em uma casa em Miami Beach. O veículo usado pelo empresário é avaliado em R$ 530 mil. Arthur também foi visto em um restaurante japonês onde as refeições custam, em média, R$ 300 por pessoa. Além da residência em Miami, o foragido possui uma casa na estação de esqui de Aspen, no Colorado, além de um apartamento em Paris. Após ser alvo de investigações, Arthur transferiu as empresas que tinha para o nome dos filhos. Segundo a reportagem, no entanto, ele segue dando expediente em um prédio em Miami onde funcionam cinco dessas empresas.

Em depoimento ao juiz federal Marcelo Bretas, em julho de 2019, o ex-governador Cabral admitiu ter pedido a Arthur Soares que combinasse o pagamento da compra de votos para a candidatura olímpica do Rio, no valor de U$ 2 milhões, com Leonardo Gryner, braço-direito do então presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Carlos Arthur Nuzman. Segundo Cabral, a verba seria descontada do “crédito” de propinas que tinha com o empresário.

Fonte: O Globo

Redação

Comentar