Jogo Sujo

PF investiga contratos do Instituto de Psiquiatria da UFRJ sem licitação no valor de R$ 6 milhões

Policia Federal UFRJ

A Operação Pronta Emergência, deflagrada pela Polícia Federal, investiga irregularidades em contratos públicos celebrados pelo Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPUB/UFRJ), por meio de dispensa de licitação. Os recursos públicos federais, sob suspeitas de irregularidades, somam mais de R$ 6 milhões. Uma ação realizada nesta semana cumpriu dez mandados de busca e apreensão na capital, em Duque de Caxias e Rio Bonito.

A Polícia Federal informou que as suspeitas nas dispensas de licitação do IPUB/UFRJ foram destacadas no relatório de auditoria, realizado pela própria universidade, e envolvem incoerência entre preços demonstrados em propostas, ausência de mapa comparativo e propostas semelhantes, com o mesmo visual, carimbos e logotipos. Além disso, há conexão entre as empresas contratadas por unidades da UFRJ, com os mesmos endereços, sócios, e-mail, números de telefone e CNPJ, apontam os investigadores.

Os mandados foram expedidos pela 1ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro e os investigados vão responder pela prática dos delitos de organização criminosa, peculato e fraudes em licitação.

Reitoria afirma que dispensa de licitação pode ser aplicada no âmbito de hospitais

Em nota, a reitoria da UFRJ informou que contratações desta natureza podem ser necessárias na administração pública visando atendimento de demandas que exijam rapidez e eficácia, principalmente no âmbito de hospitais, conforme previsto na Lei Federal nº 8666/93.

“Reiteramos apoio aos procedimentos das investigações e aguardamos a apuração dos fatos. Integralmente pautada pela idoneidade, a reitoria apoia de maneira inequívoca todos os princípios que balizam a administração pública elencados na Constituição Federal”, informou a universidade.

Redação

Comentar