Jogo Sujo

Governador do Tocantins é afastado do cargo por suspeita de obstruir investigações

Mauro Carlesse Tocantins

O governador de Tocantins, Mauro Carlesse (PSL), acaba de ser afastado do cargo por seis meses por suspeita de participação em crimes no âmbito da saúde e da segurança pública. O ministro Mauro Campbell, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), assinou a determinação pelo afastamento. Agora, a Corte Especial do STJ vai analisar a decisão do ministro.

Carlesse é um dos alvos da Polícia Federal (PF) em uma operação para desarticular uma organização criminosa que teria tentado obstruir as investigações sobre atos ilícitos relacionados à cúpula do governo do Tocantins. Nesta quarta-feira, a PF cumpriu mandados de busca e apreensão na residência do governador e no Palácio Araguaia, sede do governo .

Há fortes indícios de pagamento de propinas ligadas ao Plano de Saúde dos Servidores do Tocantins, além de lavagem de ativos.

“Além da obtenção de novas provas, as operações buscam interromper a continuidade das ações criminosas, identificar e recuperar ativos frutos dos desvios, resguardar a aplicação da lei penal, a segurança de testemunhas e a retomada das Instituições Públicas”, comunicou o STJ, em nota oficial.

O secretário de Segurança Pública do Tocantins, Cristiano Barbosa Sampaio, também está sendo investigado pela PF. Conforme apurado pelo blog, o governador já havia sido  alvo de uma operação da PF em março de 2020 no âmbito da Operação Assombro, que investigou uma quadrilha de desviar dinheiro público através da contratação de funcionários fantasmas no estado.

 

Redação

Comentar