Jogo Sujo

Justiça Federal envia ao TJ denúncia de corrupção contra Rodrigo Neves

Rodrigo Neves

A 2ª Vara da Justiça Federal, em Niterói, enviou ao Tribunal de Justiça do Estado do Rio (TJRJ) denúncias contra Rodrigo Neves, ex-prefeito de Niterói, provenientes de investigação da Polícia Federal e do Ministério Público Federal. Os processos contêm denúncias de corrupção, malversação de recursos e fraude em licitações.

Entre as supostas provas do envolvimento de Rodrigo Neves, pré-candidato ao governo do Rio pelo PDT, há mensagens de celulares, transcrição de mensagens de email e de WhatsApp, escutas autorizadas e documentos apreendidos, além de horas de depoimento de testemunhas colhidos pela Operação Transoceânica.

As informações e os dados que constam do processo federal foram disponibilizadas ao TJ pelo juiz Fabrício Soares, da 2ª Vara Federal de Niterói. O magistrado declarou a incompetência da Justiça Federal para julgar a denúncia de desvio de dinheiro emprestado pela Caixa Econômica Federal à Prefeitura.

De acordo com o juiz, “os recursos utilizados para a prática dos possíveis crimes na execução da obra do BRT Transoceânica provieram em parte da Prefeitura de Niterói – correspondentes a 5% do total – e recursos oriundos de financiamento da CEF incluído no chamado PAC2 (Programa de Aceleração do Crescimento 2), promovido pelo Governo Federal – os quais chegavam a 95%, conforme informação policial”. O valor do empréstimo era de  R$ 300 milhões, porém a obra depois teve uma série de aditivos, ultrapassando os R$ 420 milhões.

Rodrigo Neves chegou a ser preso em 2018 pela Polícia Federal no âmbito da Operação Transoceânica. Ele passou três meses encarcerado e foi solto em março de 2019.

 

 

Redação

Comentar