Jogo Sujo

MP aponta monopólio e recomenda Detran-MS a encerrar contrato com empresa responsável pelo sistema de vistorias veiculares

Detran MS

Para a promotoria, portaria do órgão infringe a Constituição e há suspeita de favorecimento na escolha da Oxxy.net

O Ministério Público de Mato Grosso do Sul deu 30 dias de prazo para que a empresa Oxxy.net, responsável pelo sistema de vistorias veiculares no estado, tenha seu contrato com o Detran encerrado. O órgão ministerial aponta a existência de monopólio no setor. Conforme recomendação publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (13/12), o monopólio da Oxxy.net, que possui contrato também com todas as vistoriadoras de Mato Grosso do Sul, afeta “negativamente a concorrência”, infringindo a Constituição Federal.

O documento, assinado pelo promotor Luiz Eduardo Lemos de Almeida, revela ainda a existência de multas consideradas abusivas para que seja realizada a rescisão de contratos entre vistoriadoras e a empresa detentora do sistema de integração e gerenciamento com o Detran. O valor chega à casa dos R$ 80 mil.

“A Oxxy.Net Comércio, Consultoria e Desenvolvimento de Softwares Ltda. se recusa a reduzir a patamares plausíveis e razoáveis os valores constantes em seus contratos para o caso de rescisão contratual por parte das Empresas Credenciadas de Vistoria – ECVs”, indica a promotoria.

Além disso, a recomendação relembra problemas referentes a licitação que definiu a Oxxy.net como fornecedora do sistema de vistorias, alvo de pedido judicial de nulidade que levou em consideração existência de falsidade documental e violação dos princípios da isonomia e da impessoalidade no certame.

 

Redação

Comentar