Jogo Sujo

MP pede a prisão do prefeito de Manaus por fraudar a fila da vacina

prefeito de Manaus

O Ministério Público do Amazonas (MPAM) pediu a prisão preventiva do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), e da secretária municipal de Saúde, Shadia Fraxe, por favorecerem pessoas que teriam furado a fila da vacina contra o coronavírus. Foi pedido também o afastamento de ambos do cargo público.

Os procuradores afirmam no pedido de prisão  que “nenhum dos indivíduos citados integram a linha de frente do combate à covid-19, tampouco, tratam-se de idosos prioritários, alvos da primeira fase de vacinação.”.

O MP destaca ainda que houve a contratação irregular de dez médicos com o objetivo de furar a fila da vacina. Eles teriam sido contratados falsamente pela prefeitura como gerente de projetos. Além disso, doses da vacina teriam sido usadas irregularmente na imunização de servidores municipais. A lista com os nomes foi feita a partir de uma relação enviada ao Tribunal de Contas do Estado do Amazonas pela prefeitura de Manaus. Todo o grupo era formado por pessoas com “ligações políticas e econômico-financeiras de apoio político e eleitoral ao atual prefeito”, acusa o MP.

Nenhum dos indivíduos citados na lista trabalha na linha de frente do combate ao coronavírus ou é idoso  – o que configura infração de peculato. Houve omissão na elaboração e na publicação do Plano Municipal de Vacinação com caráter doloso, com o objetivo de afrouxar as fiscalizações, denuncia o MP.

Prefeito se defende em nota

Em nota enviada à imprensa, o prefeito de Manais, David Almeida, afirma estar “profundamente indignado com a atuação ilegal e arbitrária” do MP e informou que “ingressará com as medidas cabíveis contra os responsáveis”. O prefeito garante que “não há o menor indício de desvio de recursos públicos, ato lesivo ao erário ou repercussão criminal”.

Confira os nomes de algumas pessoas que teriam furado a fila da vacina

Shadia Hussami Hauache Fraxe (secretária municipal de Saúde);
Luiz Cláudio de Lima Cruz (subsecretário municipal de Saúde);
Sebastião da Silva Reis, o Reis (secretário municipal de Limpeza);
Clendson Rufino Ferreira (assessor da Secretaria Municipal de Saúde);
Stenio Holanda Alves (advogado e assessor da Secretaria Municipal de Saúde);
e Jane Mara Silva de Moraes de Oliveira (secretária municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania).

Redação

Comentar