Jogo Sujo

Operação combate cartel de empresas de estampamento de placas credenciadas pelo Detran

Operação DETRAN BA

O Ministério Público do Estado da Bahia deflagrou hoje (10/02) a Operação Cartel Forte, que investiga um esquema criminoso que existe há mais de 30 anos no Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA). Foram cumpridos mandados de prisões preventivas e de busca e apreensão na capital e no município de Lauro de Freitas, expedidos pela 2ª Vara Criminal Especializada da Comarca de Salvador.

Entre os endereços que foram alvo da operação, estão a sede da Associação Baiana de Estampadores de Placas Veiculares e de empresas de estampamento de placas veiculares credenciadas pelo Detran. A operação teve o apoio da Polícia Civil e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), por meio da Superintendência Regional na Bahia.

Há suspeitas de outros crimes envolvendo empresas credenciadas pelo Detran, como fraude em licitações

De acordo com os investigadores do MP-BA, os empresários do ramo de estampamento de placas veiculares formaram um cartel, fazendo uso de várias empresas em nomes de laranjas e familiares que prestavam serviço para o Detran. Estão sendo investigadas empresas, entidades sem fins lucrativos, cinco pessoas jurídicas e sete pessoas físicas.  Há suspeita de outros crimes, além de formação de cartel, como lavagem de dinheiro, associação criminosa, falsidade ideológica e fraude em licitações.

O Detran-BA informou à imprensa por meio de comunicado que apoia o trabalho do Ministério Público.

“As empresas privadas credenciadas ao Detran-BA precisam cumprir uma série de requisitos legais, sob pena da cassação do vínculo com o órgão. Em janeiro do ano passado, o Detran-BA publicou a portaria n° 20, que deu mais transparência à regulamentação das empresas de placas no estado. O documento foi elaborado em cooperação entre o departamento de trânsito, o MP-BA e os estampadores, para coibir abusos contra o cidadão”, comunicou  a autarquia à imprensa.

 

Redação

Comentar