Jogo Sujo

Quadrilha desviou 15 milhões de reais do seguro-desemprego

Seguro-desemprego

Criminosos invadiam o sistema da CEF para alterar os endereços dos verdadeiros beneficiários e sacar as parcelas através da emissão de novos cartões do cidadão. Policiais federais prenderam integrantes do bando

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (4/9), em quatro estados, a Operação Mensageiro, com o objetivo de desarticular um grupo criminoso que invadia o sistema da Caixa Econômica Federal para receber ilegalmente o benefício do seguro-desemprego. Os policiais federais cumpriram oito mandados judiciais de busca e apreensão, seis de prisão temporária e um afastamento cautelar da função pública, todos expedidos pela Vara Federal de Palmas, nos municípios de Palmas (TO), Gurupi (TO), Oliveira de Fátima (TO), Parauapebas (PA), Canaã dos Carajás (PA), Imperatriz (MA) e Brasília (DF).

Foram alterados quase 12 mil endereços de beneficiários
Segundo a investigação, os criminosos invadiam os sistemas da CEF e alteravam o endereço de cidadãos que estavam recebendo regularmente o seguro-desemprego. Depois, solicitavam um novo cartão do cidadão, que era então encaminhado ao endereço alterado. De posse dos cartões, o grupo realizava o recadastramento das senhas em casas lotéricas e, na sequência, efetuavam o saque das parcelas.

Até o momento, as investigações apontam quase 12 mil endereços alterados pela organização criminosa, o que pode resultar num prejuízo de aproximadamente 15 milhões de reais ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). O esquema incluía a cooptação de funcionário dos Correios, responsável pela entrega irregular dos cartões.

Fonte: PF

Redação

Comentar