Jogo Sujo

Itaú é multado em R$ 3,8 bilhões pela Prefeitura de São Paulo

Itaú

Banco é acusado de fraude fiscal por abrir sedes em outras cidades do estado para pagar menos impostos, mantendo as operações na capital paulista

A Prefeitura de São Paulo multou o Itaú Unibanco em R$ 3,8 bilhões por fraude fiscal. A autuação é resultado dos trabalhos da CPI realizada pela Câmara Municipal para investigar supostos casos de sonegação tributária de grandes bancos, que transferem suas sedes para cidades próximas da capital, que cobram impostos menores. A suspeita é que os registros no CNPJ de algumas empresas do grupo financeiro tenham sido feitos em municípios como Poá e Barueri, ainda que as operações sejam de fato administradas a partir da capital paulista.

O blog já havia noticiado que o Itaú chegou a um acordo com a Câmara para trazer de volta para a cidade de São Paulo a sede da sua credenciadora Rede e das operações de leasing e cartões.

Em nota, o banco diz que sempre cumpriu “fielmente” suas obrigações e segue rigorosamente a legislação tributária.

“Recolhe todos os tributos devidos e informa que suas operações em Poá sempre estiveram devidamente sediadas na cidade, com estrutura de pessoal, espaço físico e tecnologia compatíveis com as atividades realizadas. Essa situação já foi corroborada em juízo pela Prefeitura e pela Procuradoria da cidade de Poá”, diz em nota.

“O banco lamenta profundamente o vazamento de informações que deveriam ser resguardadas por sigilo fiscal, cujo descumprimento pode configurar desvio funcional, e avalia tomar as medidas judiciais cabíveis”, completa.

Redação

2 Comentários