Jogo Sujo

Mulher do secretário de Saúde de SG é dona de empresa contratada por OS gestora de UPA do município

secretário de Saúde São Gonçalo André Vargas

Duas empresas de consultoria contratadas pela Organização Social (OS) Insaúde, que administra unidades hospitalares em São Gonçalo (RJ), pertencem ao pai e à esposa do secretário de Saúde do município André Carvalho Vargas. A OS é responsável pela gestão do Pronto Socorro Central da Praça Zé Garoto, desde 2019, e pela UPA do bairro Nova Cidade desde o ano de 2016.

O secretário André Carvalho Vargas já era o dono das duas empresas de consultoria Opus Consultoria e BT Consultoria, até receber o convite para integrar a gestão do prefeito Capitão Nelson (Avante), eleito no ano passado. Ele passou, então, o controle das empresas para o pai, Rogério Fernandes Vargas, e para a esposa, Natália Laurea.

Esposa do secretário de Saúde de SG também é diretora da UPA Nova Cidade

A sócia da Insaúde e esposa do secretário municipal, Natália Laurea, é responsável técnica e diretora da UPA Nova Cidade. No próprio levantamento divulgado pela OS, é possível identificar o gasto mensal de R$ 435 mil com a empresa Opus Consultoria, organização ligada à família do secretário André Carvalho. A BT Consultoria, que prestou serviços no Pronto Socorro Central, chegou a receber no ano passado mais de R$ 1,3 milhão.

A prestação de contas da Organização Social, ou seja, a apresentação ao poder público dos gastos com o Pronto Socorro Central, está atrasada há quatro meses. Pelo contrato assinado entre a Prefeitura de São Gonçalo e a OS, a prestação de contas deve ser feita até o décimo dia de cada mês.

O contrato com a Insaúde precisa ser avaliada por uma comissão formada por indicação do Poder Executivo Municipal, tendo como presidente o próprio secretário de Saúde André Vargas.

Em comunicado à imprensa, o secretário André Vargas afirmou que saiu do quadro de sócios das empresas justamente para não haver conflito de interesses. Já a Prefeitura de São Gonçalo disse que todos os contratos foram celebrados pela gestão anterior e não serão renovados. A Prefeitura também declarou que  a profissional Natália Laurea dirige a unidade há três anos, período anterior a posse do marido como secretário.

Redação

Redação

Comentar