Jogo Sujo

Verbas federais de combate à Covid foram desviadas pela Prefeitura de São Luís, afirma PF

prefeitura de São Luís

A Polícia Federal está apurando a suspeita de fraudes em licitação e irregularidades em contratos celebrados pela Secretaria de Saúde de São Luís (MA) no combate à pandemia da Covid-19. Os recursos desviados são oriundos do governo federal. A PF realizou uma operação, batizada de Desmedida, com o apoio da Controladoria Geral da União (CGU) na capital do Maranhão, cumprindo seis mandados de busca e apreensão e seis mandados de constrição patrimonial no valor total de 1,2 milhões.

Foram constatadas fraudes em dois processos licitatórios realizados em 2020 pela Secretaria municipal de Saúde de São Luís, para adquirir insumos destinados ao combate à pandemia. Foram comprados, por exemplo, 50.400 pacotes de copo descartável e sete mil caixas de embalagens de quentinha, sem justifficativa para tais quantidades.

“Apurou-se que os referidos certames resultaram na contratação de uma empresa fictícia (sem sede física) e de uma empresa gerida por sócio laranja/testa de ferro”, explicou a PF em nota.

As análises da CGU mostraram que, além da fraude nos processos licitatórios, aconteceram superfaturamentos contratuais e simulação de vendas. As fraudes geraram um prejuízo milionário aos cofres públicos. As irregularidades incluíram a contratação de uma empresa fictícia e também uma empresa gerida por um sócio “laranja”.

Os suspeitos podem responder por fraude à licitação, superfaturamento, simulação de compra e venda, peculato, associação criminosa e lavagem de dinheiro.

 

Redação

Comentar