Jogo Sujo

Mais um presidente balança no Detran-RJ

Marcelo Bertolucci

Pressões políticas de deputados da Alerj tentam derrubar o segundo gestor do Departamento de Trânsito do estado em menos de um ano

A situação do presidente do Detran-RJ, Marcelo Bertolucci, é praticamente insustentável. Segundo este blog apurou junto a fontes da própria autarquia, sua saída deve ser formalizada até dezembro. No cargo há apenas três meses, Bertolucci, delegado da Polícia Federal, substituiu Luiz Carlos das Neves em uma transição tumultuada. Sua gestão não agrada a alguns setores da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Bertolucci tem sido um entrave a nomeações políticas e tentativas de contratação de prestadores de serviços apadrinhados por deputados estaduais. Com a sua queda, o mais provável é que a palavra “esquema” volte com tudo aos corredores do Detran-RJ.

Em agosto, já se sentia que o processo de higienização do órgão, tão alardeado pelo governador, durava pouco. A substituição de Luiz Carlos das Neves chegou a desencadear uma forte reação na cúpula da autarquia. O blog noticiou na época que praticamente toda a diretoria do órgão assinou uma carta conjunta, distribuída aos funcionários, repudiando a substituição de Neves, na qual os dirigentes já apontavam que a saída se dava por pressão política da Alerj.

Vice de Luiz Carlos das Neves, Bertolucci assumiu a presidência. A solução de continuidade, no entanto, desagradou a base aliada de Witzel. Em setembro, Jogo Sujo antecipou que o governador era cobrado por deputados da Assembleia Legislativa para substituir Bertolucci. A gestão de Neves e de Bertolucci notabilizou-se pelo processo de reestruturação e higienização do Departamento de Trânsito do Rio.

Deputados citados em delações da Lava Jato estariam por trás das mudanças da diretoria no órgão
Segundo funcionários do próprio Detran-RJ, os deputados fluminenses cobram de Witzel mais espaço nos gabinetes. O deputado estadual Gustavo Tutuca (MDB), por exemplo, teria influenciado na indicação de Gabriel Pinton para a Diretoria de Identificação Civil.

A dança das cadeiras tem sido constante. Rodrigo Freitas Thomé, por exemplo, não ficou sequer um mês na Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação. Entrou no início de setembro e saiu no fim do mesmo mês, substituído por Pedro Thompson Vasconcellos. Thomé, por sinal, tinha “pedigree”. Foi indicado pela ex-diretora de Registros do Detran-RJ Carla Adriana, presa no ano passado no âmbito da Operação Furna da Onça, que investiga os “mensalinhos” da Alerj. Na ocasião também foram detidos o então presidente da estatal, Leonardo Jacob, e o ex-presidente Vinícius Farah.

O Pastor Everaldo, presidente do PSC, mesmo partido de Witzel, busca atrair siglas para a base aliada do governo na Alerj — e o Detran-RJ seria muito útil para seus objetivos. Além do próprio Everaldo, do presidente da Alerj, André Ceciliano (PT), e do deputado Gustavo Tutuca, Dr. Deodalto (DEM) é outro parlamentar que tenta influenciar a dança das cadeiras no Departamento de Trânsito. Dança essa que parece não parar na gestão de Witzel.

 

 

Redação

Redação

60 Comentários

  • Pura balela. quem influencia no detran, vocês mesmo ja sabem. Publicam apenas o que querem para fomentar discordia politica. na realidade os politicos ficam irados mas por ação de 3 pessoas lá dentro.

    isso ja foi passado a vocês. Publicaram? não. É mais bonitinho jogar lenha para ver o que dá.

  • Esse presidente está acabando com o órgão. Está perdido, sem contratos, um total descontrole administrativo. Ele traiu o presidente anterior, prometendo lotear o órgão. Tanto que tirou todos os servidores das diretorias e colocou os indicados políticos. Um farsante.

  • Se o Presidente anterior saiu porque não atendeu a alerj, porque esse aceitou?? Claro que foi pra derrubar o anterior….realmente esse aí não deu continuidade nenhuma na administração que está parada!! Os postos de vistoria estão um lixo!! Uma diretora perdida..

  • Basta olhar o DOERJ, diariamente, e ver que quase todo dia algum indicado político é nomeado. Todos sem qualquer vínculo anterior com o Detran.

    Essa semana bateram o recorde: o diretor da Divisão de Aprendizagem (setor responsável por aplicar provas práticas de direção) nem CNH possui. Qual experiência e capacidade técnica a pessoa tem para estar lá?

  • Ele se vendeu e agora não quer cumprir o combinado com os deputados….loteou as diretorias, colocou o apadrinhado do Paulo Melo na habilitação….do tutuca na informática, na identificação civil e do Hugo Leal na drv…vários serviços sem contratos…nossa progressão sem andar….péssimo gestor..

  • Vale ressaltar que o Bertolucci traiu o Neves e a diretoria anterior.
    Loteou o Detran. Está caindo porque é incompetente. Veremos greves dos fornecedores e dos servidores. O Detran não tem dinheiro para pagar ninguém em dezembro mesmo com a arrecadação gigante que tem.
    Ou o Tesouro para a conta da má gestão do Bertolucci ou teremos problemas grave. A população perde de qualquer forma.

  • Bertolluci sempre esteve no Detran pra atender interesses políticos. Em dezembro de 2018 deu uma carteirada na Operação Lei Seca já se identificando como vice-presidente do Detran e nem nomeado ainda estava. Vai sair como entrou… um nada.

  • O que mais me impressiona nisso tudo, é que alguns Servidores, mantidos pelo atual Presidente, insistem em mentir para população, dizendo que esse tal Bertolucci ajudou o Neves na higienização do DETRAN. Esse atual Presidente é um Golpista!!! Acordem! Apurem! Aompanhem o Diário Oficial.

  • O que mais me impressiona nisso tudo, é que alguns Servidores, mantidos pelo atual Presidente, insistem em mentir para população, dizendo que esse tal Bertolucci ajudou o Neves na higienização do DETRAN. Esse atual Presidente é um Golpista!!! Acordem! Apurem! Aompanhem o Diário Oficial.

  • Será que o atual Presidente virá candidato na próxima eleição Municipal no RJ ? Ainda bem que não ganhará nada Dr.Delegado!!!! O povo está cansado de pessoas OPORTUNISTAS!!!

  • Esse presidente foi uma decepção! Conspirou quando era vice e derrubou o presidente neves. Agora que conseguiu o que queria não consegue colocar o órgão pra andar. Todos os dias publicam apadrinhados sendo nomeados. Agora está se fazendo de vítima pra sair como o honesto que não cedeu à alerj. Traiu o antigo presidente e traiu a alerj.

  • “Bertolucci tem sido um entrave a nomeações políticas e tentativas de contratação de prestadores de serviços apadrinhados por deputados estaduais. Com a sua queda, o mais provável é que a palavra “esquema” volte com tudo aos corredores do Detran-RJ.” Que mentira!! Pelo contrario, ele quis ser presidente para liberar geral como vem fazendo. É só ver o diário oficial com as exoneraçoes de nos servidores e a nomeação dos apadrinhados….ele está fazendo.o JOGO SUJO!!

  • Vários servidores de carreira foram exonerados para dar lugar a indicados políticos após a saída do Luiz Carlos das Neves. Basta olhar o DOERJ. Ciretrans, postos de vistoria, posições chaves na sede. Bertolucci diminuiu sensilvelmente o número de servidores da casa que estavam nomeados em cargos de chefia pela gestão que iniciou em janeiro. Não faz nada pelos servidores, não toca os contratos deixados pela gestão anterior e não resolve o problema do prédio recheado de baratas e ratos. Ele não tem capacidade alguma para ocupar o cargo que se está. Mal consegue dar uma entrevista para a imprensa. PIOR presidente do Detran. Perde para os que foram presos. E ainda pinta o cabelo.

  • Estamos aqui para atender os interesses do PSC. O Bertolucci veio pra cumprir essa missão. Ele tinha um chavão antes de ser presidente: “Em agosto tudo vai mudar.”

  • Sou servidor e sinceramente acho que tudo está parado. Mas, temos q ser justos…que contratos esse presidente não esta dando andamento? Tudo estava sem contrato.

    Os postos estão um lixo pq não tem limpeza e obras. Isso não e culpa da DRV e sim da CADM e Engenharia … A DIC não sei o q fazem…Não vejo nada acontecer mas, vejo , pelo menos, a tentativa da equipe da DRV tentando salvar o atendimento … visitando os postos…

    • Oi?? Qual detran você está falando? Estava tudo sem contrato? Ele não era o vice? Não sabia? A diretora da drv, apadrinhada da Hugo Leal não sabia da situação? Mas nao estavam na administração anterior? INCOMPETENCIA !!!

    • A nova equipe comprada da DRV só sabe tirar foto de visita no posto para postar na intranet.
      A atual Diretora tem nas mãos todos os problemas dos postos de estudos que havia sido feitao na gestão anterior.
      O que fizeram de concreto.
      Nem roubar o crédito de gestão anterior conseguiram.
      Os contratos estavam todos na boca para sair. Nem o planejamento estratégico saiu.

      • Verdade. Essa diretora da DRV está no esquema do loteamento. Já trocou os servidores da DTPE e do setor de despachantes pra colocar gente de fora indicada por político. Essa mulher nunca passou num concurso na vida. Sempre na teta!!! Ainda usa um monte de servidor pra fazer tudo pra ela. Até agora não FEZ NADA!!

      • Sinceramente, eu preciso dizer que sou concursado, não tenho cargo, não tenho ligação escusa com ninguém do Órgão, não compactuo com desvios de caráter. Acredito que o Servidor Público tem que sempre dá o exemplo, e, toda vez que puder, deve prestar a melhor assistência à população; eu, na medida do possível, faço isso e tenho a honra de dizer que conheço muitas pessoas da Diretoria de Registro de Veículos que também dão o seu melhor para ajudar, sejam eles concursados, extraquadros ou terceirizados.
        Pelo tempo que estou na DRV percebi que esse Setor forma os melhores, e espanta quem não está disposto a muito trabalho ou muitas responsabilidades; competência é primordial aos que pisam nessa Diretoria. Eu sei que não se pode generalizar, dizendo que os tantos que falharam foram incompetentes, muitos não se adaptaram ao trabalho difícil, cansativo, de complicada realização, e que no fim, nós da Diretoria de Registro de Veículos não temos nenhum reconhecimento, então, afirmo com total certeza, que todos os servidores que estão lotados na DRV deveriam ter um cargo ou serem promovidos, pelo árduo serviço que prestam, onde muitos não vigaram e outros não querem vencer.
        Mas, entretanto, e ainda bem que na vida temos muitos “entretanto”, chegou a nova Diretora na DRV, ela tem se mostrado muito competente, tem trabalhado com afinco, e sempre vejo o quanto ela tem despertado o respeito de todos nós, seja pela elegância, seja pela simpatia ou só por se mostrar disponível para fazer o que é necessário em uma boa administração onde ganham todos. Em verdade, acho que ela trabalha duro com sua equipe, muitas vezes em silêncio e deixa que os resultados façam o barulho para que ouçam os que não querem que as coisas deem certo aos que desejam que o Detran evolua.
        Se os postos estão caindo aos pedaços, isso não é responsabilidade da DRV.
        Se faz visitas aos postos e tira fotos, quer aparecer…
        Se não vai aos postos, é relapsa…
        E por aí vai… A verdade é que para falar mal, só precisa de usar verborragia, dispensar a coerência e abrir mão da realidade. É muito fácil! Nem precisa usar a linguagem culta, assim, ficar mais à altura da temeridade que se quer ser dito.

  • Ridícula essa gestão.
    Diversas exonerações de servidores de carreira extremamente competentes, simplesmente por ficou putinho com a Carta Aberta em favor do Neves.
    E há cargos que ainda nem sequer houveram nomeações; setores sem comando.

  • Uma grande sujeira. Perseguiu os antigos diretores, com exceção da antiga ouvidora e a da atual DRV (misterio). Deamantelou a corregedoria que estava atuando e varuos outros setores. Nao conseguiu assinar um contrato, apos ttes meses, a nao ser os quevja estavam en andamebto. A DRV e CIREtRAN ja comecaram o desmonte.
    Estamos num avião sem piloto e tripulação! PESSIMA GESTAO!! Conseguiram ficar marcados como ps PIORES GESYORES DO DEYRAN!

  • Sabe o que eu acho??? Que esses comentários de pseudos servidores são a mando do ex presidente do orgão Luiz Carlos. Esse Luiz Carlos não tem o que fazer não? Já que criaram um cargo pra ele, pq não faz jus a remuneração que recebe? Melhor deixar o Detran pra trás Luiz Carlos, pq lá só os seus asceclas tem saudade. Vai trabalhar Luiz Carlos!!!

    • Nos servidores não estamos mando de ninguém! Estamos defendendo o nosso órgão de não ser mais protagonista de páginas policiais!! Nos entramos por concurso e a casa é nossa, por isso a defenderemos. Não há pau mandado. Da mesma forma que se tivessem opiniões aqui defendendo essa bosta de administração, não se poderia atribuir a mando de ninguém.
      Respeite as opiniões e nao transfira a sua incompetência ou derrota a ninguém.

      • Errado Servidor. Vocês passaram no Concurso pra servir a população do estado e não para tomar posse do orgão. Estão no Detran pra prestar excelentes serviços a população e fazer isso nada mais é do que a obrigação. É para isso que passaram no concurso.
        Muito mimimi de servidor ressentido e que acha que só servidor é capaz de prestar bons serviços a população. Isso se chama arrogância e prepotência. A população exige bons serviços. Hora de fazer jus aos salários

  • Concordo com o anônimo. Esses comentários de possíveis servidores estão muito estranhos. Todos bem alinhados… Se a galera que perdeu o cargo na mudança de gestão planejou esse tipo de posicionamento, é muita falta de ter o que fazer. O que está acontecendo agora com os contratos do Detran-RJ, tem ligação com as ações da administração anterior. É tudo continuidade.

    • Pelo jeito você deve ser um contemplado com um carguinho nessa gestão! Se os contratos estão ruins, porque até agora nao fizeram nada! Quem saiu é concursado e ficará. Vocês passarão, espero em breve, e nos ficaremos.

      • Realmente ficarão, o que não significa bons serviços pra população.
        O maior erro de alguns é achar que o vinculo está diretamente ligado a competência e ética.
        As paginas policiais de antigamente (2008 em diante), tbém tinham Concursados não se esqueçam.
        Muita hipocrisia achar que uma administração de 8 meses foi um marco divisor pra um orgão de tantos anos.

  • Não tente tirar o foco. Me diga um servidor de carreira nas gestões de 2008 pra cá com cargo de Diretor Geral? Só os amiguinhos dos políticos emplacaram. E vcs são fortes mesmo! Derrubaram o Neves, mas…….Novembro chegou e agosto passou. Fora incompetentes!

    • E quem disse que Servidor é sinonimo de competência pra assumir cargo de direção? Aliás, quando fizeram o concurso, estava escrito no edital que deveriam ocupar outros cargos além dos que foram aprovados? Não né!!!
      Escolher os diretores é um ato exclusivo de quem está a frente do órgão e ponto final. Senta e chora!
      A arrogância e prepotência de alguns aqui, está bem de acordo com a do antigo presidente. Percebe-se que rezam a mesma cartilha e são seus fantoches.

        • Passar no concurso significa que sabe mais de Administração e Gestão Publica?
          Tinham milhares de questões dessas no concurso?
          HAHAHAHAHAHA
          Só pelo posicionamento desses concursados fica evidente porque a Administração Publica do nosso estado é uma vergonha. Falam que uma administração foi boa só pq ganharam cargos, o que não os diferencia em nada dos apadrinhados.
          Tentam enaltecer um presidente prepotente que se achava mais do que era. Desmerecem profissionais só porque não rezam a mesma cartilha torta de corporativa.
          Esses concursados são uma vergonha pro estado e pra população que exige bons serviços. Esses concursados só reclamam enquanto deveriam estar preocupados em prestar bons serviços a quem os paga.

          • É verdade que passar em concurso não é sinônimo de competência. Mas o que tem de extraquadro que vive de mamar na teta do estado não é brincadeira. 20 anos de Detran babando ovo do político da vez.

        • Não são coniventes com a corrupção porque alguns concursados são protagonistas da corrupção que dizem que só os outros praticam.
          Ou estou enganado e nenhum concursado foi preso ou detido nos ultimos anos? rsrsrs
          Vocês passaram no concurso pra prestar otimos serviços pra população, apenas isso.
          Caso presenciem algum caso de corrupção, denunciem. Mas não apenas aqueles que não gostam, denunciem os amigos próximos também.

        • Tinha que fechar essa porcaria de Detran não conveniente mas não gostam de trabalhar vão comer muito capim ainda uma merda de concurso de 2 a 3 conto de salário ai vivem de pires na mão kkkkk

    • Esses servidores do Detran só choram.
      Mamam na teta do estado e querem sugar mais e mais.
      Em quantos lugares no país o trabalhador ganha um ticket de R$ 40,00/dia? Em quantos lugares do país o trabalhador ganha Vale Transporte de R$ 20,00/dia?
      Vamos fazer uma continha rápida?
      R$ 880,00 de Ticket + R$ 440,00 de Transporte e sem precisar comprovar que utilizam pra finalidade a que se destina.
      Isso da R$ 1.320,00/mês pra cada um.
      São 3.000 servidores? Da quase R$ 4.000.000,00/mes ou R$ 48.000.000,00/ano só desses benefícios e ainda temos de ler que o servidor não é valorizado???
      Querem falar também da meritocracia que nunca deixaram de receber, mesmo com o estado falido? Da no mínimo mais 3 salários pra cada um além dos 13 previstos em lei, ou seja, recebem 16 salários por ano.
      Enquanto reclamam a população paga toda essa conta.
      Vão pra iniciativa privada se estão achando ruim seus sanguesugas.

      • Meritocracia, alimentação e transporte também são pagos para os servidores extraquadro. Aqueles que não tem competência para passar num concurso e mamam na teta do estado sempre babando ovo do politico da vez. Alguns deles recebem transporte, mas tem carro pago com dinheiro público pra levar e buscar em casa. Tem aqueles que assinam qualquer coisa pra não perder a nomeação. Tem aquelas que mandam fotos de sua própria nudez para quem acham que pode influenciar na sua permanência no cargo junto a quem for o presidente no momento. Tem também quem foi amante do governador preso. A politicagem que conduz o órgão é uma merda.

        • Exatamente por ter um pensamento tão medíocre que o órgão está na situação que está…
          Acusações levianas contra profissionais, mas fecham os olhos pra quem já teve processo por assédio moral e sexual, mas isso não interessa ser lembrado neh, afinal foi quem deu cargos pros amiguinhos concursados
          E sobre a nojeira de nudez, amante e outras porcarias mais, esse(a) Jacob deve fakar com muito conhecimento de causa. Em qual dessas circunstâncias estaria metido(a)?

    • Governador se perdeu. Frase: “Governo para o povo e não com o povo.” Se entregou à velha prática política e está tentando se colocar como um moderado na política. Assim, tenta sair da polarização Bolsonaro x Lula. A tática dele não é ruim uma vez que ninguém mais aguenta essa chateação. Mas se queimou e muito com o “acórdão” com a Alerj. No Doerj que quinta (14/11), o DER foi loteado. Discurso de órgãos técnicos se foi.

        • DRV, DIC, CIRETRANS e HAB estão atendendo interesses políticos e lotando servidores – extra quadro ou não – e prestadores chegados dos políticos de cada região. Basta olhar o DOERJ e ver quem entrou e que saiu. O Detran tá loteado de novo com a complacência do presidente que diz amém a todas a determinações vindas do palácio e executadas pela Carla W. A casa voltou a ser o que sempre foi.

  • Infelizmente, devido ao papel que alguns servidores tem se prestado nestes comentários e que já foram rastreados e identificados, terão sindicâncias abertas e serão demitidos. Veremos demissões de servidores efetivos e exonerações de servidores comissionados. Difamação é crime independente do objeto da difamação ser verdade ou mentira.

    • Interessante também apurar quem plantou essa notícia acusando a ALERJ e quem fez acusações contra servidores dizendo que tinham que comer capim, que mamam na teta e são sanguessugas..